domingo, 1 de novembro de 2009

ANTÓNIO SÉRGIO [14.01.1950 / 01.11.2009]


Hoje Portugal ficou mais pobre.
ANTÓNIO SÉRGIO, muitas vezes considerado o "john peel" portugês, deixou de estar entre nós.
O radialista faleceu esta madrugada, vitima de ataque cardíaco, depois de uma vida dedicada a nos ensinar e mostrar o que de novo ou de interessante se fazia neste planeta, em termos de musica.
Conheci a sua voz nos anos 80, quando todas as tardes levava por diante o seu mítico "SOM DA FRENTE" e na mesma altura em que ao Sábado à tarde, na mesma Rádio Comercial, assinava o "LANÇA-CHAMAS".
O primeiro dedicado às correntes alternativas e independentes, vindas de Inglaterra e dos Estados Unidos e o segundo bem mais pesado, dedicado ao Hard'n'Heavy, que se fazia de ponta a ponta deste globo.
Com uma voz inconfundível e um gosto profundo pela boa música, aquela que marcava a diferença, colocou uma geração inteira a ouvir e descobrir nomes como The Cure, U2, The Smiths, Cocteau Twins, Chameleons, Sisters of Mercy, Cult, This Mortal Coil, Danse Society, Killing Joke e um sem numero de outros músicos e projectos.
A sua carreira na rádio remonta aos anos 70, onde começou por assinar o programa "Rotação", nome que também teria a sua editora discográfica, responsável pela primeira edição dos Xutos&Pontapés e actualmente levava acaba o "Viritao25", na RadarFM, depois da sua saída da Rádio Comercial.
Pelo meio ficaram programas como "A Hora do Lobo", "Grande Delta" ou os já falados "Som da Frente" e "Lança-Chamas", emitidos na Rádio Renascença, Rádio Comercial, XFM, BestRock ou Radar.
ANTÓNIO SÉRGIO parte, e alem da imensa saudade, deixa um lugar completamente vago, numa rádio que já não tem espaço para pessoas como ele.
Obrigado António, ficarás para sempre na memória de milhares de pessoas, que ao longo de anos, ensinaste, como nunca nenhum professor conseguiu fazer.

4 comentários:

Unknown disse...

Belo texto.

Tomei a liberdade de citar este blogue no meu a propósito da morte do António Sérgio.
Aqui - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/

André Leão disse...

Devo-lhe tudo o que hoje sou em termos musicais...

Luis Baptista disse...

Tbem devo musicalmente tudo a este homem, mas começei um pouco antes, esqueceram-se de referir que tudo começou com o Rolls Rock, na Renascença.Estamos tristes, mas fica-nos na memória até ao fim dos nossos dias.

Pedro Lucas disse...

O que lhe devemos, é mesmo um dever, de ensinar às nossas criancinhas, que a musica, como o vinho, também se se faz de uva, como dizia um conhecido marteleiro do cartaxo.

Há lá coisa melhor que ouvir Meniscus dos This Mortal Coil ao anoitecer, com a chuva lá fora e as luzes.. f*da-se, pá, não concordo mesmo que tivesses morrido.

Fica na minha pagina uma pequena homenagem. A abertura da Lista Rebelde... Dr. Mabuse, óbviamente.